(47) 32482659 | (47) 999751694

Charme, beleza, textura e sabor são características da culinária italiana e uma das melhores coisas de se viver (ou vir para cá a passeio) em Balneário Camboriú é a sua culinária diversificada. De ponta a ponta a cidade revela a gastronomia de diversos Estados e Países, inspirando sofisticação e experiências únicas.

Dentre os principais patrimônios que caracterizam a Itália, além de suas belezas paisagísticas e de sua arte, está a gastronomia. A cozinha italiana é talvez uma das mais ricas do mundo, principalmente no que diz respeito aos ingredientes característicos da cozinha típica e regional. 

Isso é sem dúvida consequência dos vários povos que passaram pela península itálica através dos séculos e lá deixaram sua marca com a introdução de novos elementos e alguns pratos hoje apreciados em todo o mundo. Uma das etnias que mais influenciou na formação dessa cultura foram os árabes, que, a partir do século IX, principalmente na Sicília, implementaram a culinária local com o açúcar, o arroz, a canela, o açafrão, a berinjela e os doces de marzipã. Além disso, transmitiram as técnicas de produção de figos secos e passas.

Mas, como no mês de junho temos o dia da pizza (10), decidimos fazer um tour Mangia che te fa bene! para você conferir os melhores lugares da cidade para aproveitar uma boa gastronomia italiana. 

1. Max 

Cozinha acolhedora com mesas ao ar livre sob cobertura e menu tradicional de antepastos e pratos repaginados.

2. Cantina Dilda

Cantina italiana com tradicionais massas e molhos, assados, risotos e saladas, com vinhos e clima familiar.

3. Mangiare Felice

Menu italiano, destaque para os grelhados com molho madeira, talharim verde e molho 4 queijos, clima familiar.

4. La Mamma Felice

Gastromia totalmente italiana com deliciosas massas, molhos e receitas caseiras, ttodos os finais de semana acontecem shows de música ao vivo típica italiana.

5. Kombina Felice 

O Chef elabora pratos italianos individuais e arrojados e os serve em espaço casual contemporâneo e moderno.

Quer saber mais curiosidades?

Como surgiu a gastronomia italiana?

Um dos povos que influenciaram fortemente a culinária italiana foi o povo árabe. Dessa cultura foi incorporada à cultura local, a utilização do açúcar, da canela, do arroz e da berinjela. Além disso, os árabes compartilharam também técnicas para produção de passas.

Quais são as principais características da culinária italiana?

Devido à característica mediterrânea, na gastronomia italiana é forte a presença de azeite de oliva, temperos e especiarias, hortaliças, frutas secas, oleaginosas, legumes, grãos e cereais. Muitos desses ingredientes se difundiram no Brasil graças à influência de imigrantes italianos.

Como eram definidos os banquetes italianos?

Os banquetes eram reservados à nobreza, e a população em geral tinha em sua base alimentar vinho, azeitonas e cereais: a chamada tríade mediterrânea. A dieta mediterrânea constitui, para além da tríade, pães, vegetais, legumes e queijos, e é o que se consumia diariamente àquela altura.

Ficou com água na boca?

Conta nos comentários se você tem mais dica ou se já conhece alguns dos indicados?