(47) 32482659 | (47) 999751694

Em tempos em que a sustentabilidade se torna cada vez mais essencial, novos hábitos e tecnologias para economizar água em casa devem ser adotados por todos. Afinal, quanto mais pessoas estiverem engajadas pela prevenção desse recurso natural, melhor será para garantir o abastecimento de água para as gerações futuras.

Apesar de a Terra ser conhecida como o Planeta Água, apenas 2,5% da água do planeta é doce, sendo que, dessa água, 0,26% está disponível para consumo em lagos, reservatórios e bacias hidrográficas.

O consumo de água vem crescendo mais do que o número de habitantes do planeta. Durante o século XX, a população mundial aumentou 3,6 vezes, enquanto o consumo de água cresceu dez vezes. 

Mas além da preservação, economizar água também traz um impacto no bolso. Pequenas economias, ao final do mês, podem representar um bom valor a menos na conta de água.

A partir dessa curta leitura você já está convencido de que economizar água é fundamental, certo? Então continue acompanhando este artigo para conferir as tecnologias que selecionamos.

 

Tecnologias para economizar água: confira algumas opções

 

1. Metais sanitários

 

No mercado existem algumas opções de metais sanitários (como registros e torneiras) que apenas entregam design ou custo, mas que possuem características que contribuem para o desperdício de água.

Em contrapartida, nas torneiras temos opções com características como o arejador, que proporciona a sensação de que está sendo utilizada uma quantidade maior de água, além de garantir conforto ao se lavar as mãos.

Além disso, temos também tecnologias de acionamento do fluxo de água por meio de sensores de proximidade e por pressão temporizada, que contribuem para a economia de água.

 

2. Reaproveitamento da água da chuva

 

Essa medida requer o uso de alguns equipamentos para o seu funcionamento. O processo começa com a captação da água da chuva, que vai para um tipo de sistema de abastecimento, no qual a água é tratada e destinada para alguns fins.

Trata-se de um reservatório indicado para casas, ambientes comerciais e indústrias. A água captada pode ser usada para limpeza, descarga de vasos sanitários, rega de plantas, entre outros usos.

 

3. Sanitários a vácuo

 

Os sanitários a vácuo são uma tecnologia ainda pouco difundida na construção de edificações, mas com um grande potencial e de um retorno relativamente rápido do investimento. Isso porque, mesmo tendo um custo inicial da aquisição do sistema de sanitários a vácuo maior do que os sanitários comuns, o investimento retorna em 15 meses em edifícios comerciais.

Esse sistema reduz drasticamente o consumo de água, trazendo economia no consumo de água e esgoto. Os sanitários a vácuo têm uma tecnologia similar aos sanitários convencionais, mas ao invés da água, utilizam o ar para promover a descarga. 

Nesse tipo de descarga, é usado apenas 1 litro de água para manter o vaso limpo, o que representa uma economia de até 90% em comparação aos vasos convencionais.

Então, gostou de conferir essas 3 tecnologias para reduzir o consumo de água em casa? Pretende investir em algum desses para a sua?

Para conferir mais conteúdos como esse, leia os outros artigos disponíveis aqui em nosso blog e siga a Macon Empreendimentos no Instagram!