(47) 32482659 | (47) 999751694

Vai se mudar e quer decorar o seu apartamento, ou simplesmente deseja renovar a decoração? Então continue acompanhando este texto! Aqui você vai conferir 5 tendências de decoração para se inspirar e começar a apostar já.

Lembrando que existem muitas opções de estilos. Alguns deles combinam entre si, outros não. Se você não tiver um conhecimento prévio sobre o assunto, nossa dica é buscar referências em redes sociais, como o Pinterest, por exemplo. Basta digitar as palavras-chave conforme as dicas que encontrar neste artigo.

Outra forma de adaptar essas tendências em seu apartamento é contar com um profissional especializado na área, é claro. Um designer de interiores saberá como explorar ao máximo cada espaço do ambiente, garantindo mais conforto e uma maior sensação de amplitude.

Vamos à lista!

 

5 tendências para inspirar a sua decoração

 

1. Natureza

 

Se você é um usuário assíduo das redes sociais, talvez já tenha percebido que muitas pessoas passaram a cultivar plantas dentro das casas e apartamentos durante a pandemia. 

Pesquisas mostram que esse movimento ocorreu porque, em isolamento social, as pessoas tendem a sentir falta de sair e do contato com a natureza. Assim, além de ser um ótimo hobby, cultivar plantas se tornou uma forma de se conectar com o meio ambiente.

Mesmo com a flexibilização do isolamento social, as folhagens continuam dominando a decoração de interiores em 2022. As espécies mais resistentes e que exigem menor cuidado são as favoritas, como: Costela de Adão, Jiboia, Samambaias, Singônio, entre outras.

As plantas podem ser usadas de diferentes formas na decoração, como sobre estantes – as pendentes ficam incríveis, pois formam uma espécie de cascata sobre as prateleiras. As plantas maiores podem ser colocadas em vasos maiores no chão, como ao lado do sofá, de estantes ou portas, por exemplo.

Outra tendência que deve permanecer são os suportes de parede ou teto, geralmente feitos em plástico, metal ou macramê.

 

2. Minimalismo

 

O minimalismo é uma filosofia ou estilo de vida que tem como ideia central acumular menos itens para ter uma vida mais leve, simples e com mais liberdade. Nos últimos meses, ele vem sendo uma das principais tendências de decoração de interiores.

Quando aplicado à arquitetura de interiores, os ambientes são pensados para serem o mais claros, limpos e funcionais possível. Trata-se de um estilo de decoração contemporâneo, ideal para quem gosta de ambientes refinados e elegantes.

Para investir no minimalismo, a dica é apostar no “menos é mais”, ou seja, adquirir somente aquilo que for realmente essencial para viver com conforto. Além disso, investir em grades aberturas e um apartamento com boa posição solar faz a diferença, já que a grande incidência da luz do sol é um elemento fundamental na decoração minimalista.

 

3. Móveis com curvas

 

A tendência dos móveis curvos disparou em 2021, revivendo a tendência de meados dos anos 1960 e 1970.

De cadeiras circulares aos sofás curvilíneos, as formas arredondadas conferem aos ambientes mais conforto, elegância e até mesmo um toque de divertimento, se aplicadas com bom gosto.

Os móveis com linhas retas são bastante comuns e isso se dá pelo fato de terem processos mais simples de fabricação, além de serem mais fáceis de aplicar na decoração. Mas, apesar disso, eles trazem muitos benefícios para a decoração de uma casa.

Por terem bordas arredondadas, esses móveis acabam não apresentando muitos cantos, o que proporciona mais segurança e conforto. Além disso, quando aplicadas em sofás e poltronas, as formas orgânicas proporcionam ergonomia e conforto, já que se assemelham às formas naturais do corpo humano.

 

4.  Multifuncionalidade

 

Uma das principais tendências com as quais os designers de interiores estão entusiasmados é a multifuncionalidade, presente em espaços, móveis e outros itens.

A ideia é aproveitar o mesmo cômodo para diversas funções. A sala de estar também pode ser utilizada como home office, por exemplo. Além disso, um sofá pode virar uma cama, uma bancada pode se tornar uma mesa maior, etc.

 

5. Cores, tecidos e texturas extravagantes

 

A tendência de investir em cores extravagantes – como o amarelo mostarda na parede, por exemplo – chegou e não tem hora planejada para ir embora.

Mas não é só de cores na parede que essa tendência vive. As texturas dos tecidos também recebem uma função importante. 

Quadros feitos com tecido (como a lã) na parede, roupas de cama feitas de tecidos inusitados (como o linho e o veludo), mistura de almofadas com capas de tecidos variados, mantas com cores vibrantes “jogadas” sobre sofás e poltronas, entre outros elementos fazem parte dessa tendência.

Então, gostou de conhecer essas 5 tendências que estão fazendo sucesso no mundo todo? Qual é a sua favorita? Deixe seu comentário neste post.

Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar todos os conteúdos que compartilhamos por lá!