(47) 32482659 | (47) 999751694

Se você tem filhos, sabe que crianças são exploradoras por natureza. Como tudo é novo para elas, é comum que haja a necessidade de analisar todos os objetos que estiverem ao alcance, sempre com o objetivo de entender o mundo ao redor. No entanto, se a casa não tiver sido preparada para a curiosidade de um pequeno, ele pode acabar correndo sérios riscos. E é por este motivo que ter uma casa segura para crianças é indispensável.

E não pense que cuidados básicos, como colocar redes nas janelas, cantoneiras de silicone nas quinas de móveis e protetores nas tomadas, são suficientes. Lógico que eles também devem ser feitos, mas o cuidado precisa ir ainda mais além.

E foi pensando nisso que a Macon Empreendimentos preparou este texto. Na sequência, você poderá acompanhar dicas que irão ajudá-lo a deixar sua casa segura para crianças. Tendo em vista que cada cômodo tem suas particularidades, nós dividimos as dicas utilizando exatamente este critério, passando por quarto, sala de estar, cozinha e banheiro.

Acompanhe!

 

Veja como ter uma casa segura para crianças

 

1. Quarto

Começamos com o lugar em que as crianças passam mais tempo — especialmente durante os primeiros anos de vida. Não à toa, sua prioridade absoluta deve ser aumentar a segurança do quarto.

O primeiro cuidado diz respeito às janelas. Além das redes, uma boa ideia é deixar móveis, como poltronas e o próprio berço, o mais longe possível da janela, limitando o acesso à mesma. Mesmo com a rede, a janela pode ser perigosa e até fatal para a criança.

Outro ponto muito importante em relação ao quarto são os brinquedos. Se seus filhos forem pequenos, tome cuidado com o tamanho dos brinquedos — pois objetos muito pequenos podem ser engolidos com facilidade. Além disso, nunca os guarde em sacolas plásticas; elas podem correr o risco de se sufocar.

segurança das crianças

 

2. Sala de estar

Como é o espaço da casa que reúne todos os membros da família, a sala de estar é o segundo ambiente em que as crianças mais ficam — atrás apenas do próprio quarto. Em função disso, a preocupação com este cômodo é tão importante quanto.

O ponto principal aqui são os eletrônicos, visto que a sala de estar é onde muitos deles ficam, a começar pela TV. A primeira medida que você deve tomar é garantir que estes eletrônicos não estejam ao alcance de crianças. Outra ação fundamental é esconder os fios para que não haja riscos de eletrocussão.

Por fim, proteja as tomadas que não estiverem sendo utilizadas! Como você sabe, inserir objetos ou o próprio dedo em uma tomada é extremamente perigoso, e, movidas à própria curiosidade, é possível que as crianças façam isso. Os protetores de tomadas evitam que isso aconteça.

 

3. Cozinha e banheiro

Nossa última dica de cuidado para deixar sua casa segura para crianças envolve dois cômodos distintos: a cozinha e o banheiro. Resolvemos unir os dois em um só tópico porque os cuidados são essencialmente os mesmos.

Tanto a cozinha quanto o banheiro são locais em que guardamos produtos químicos que, quando ingeridos, podem ser até fatais. São os casos de exemplos como detergentes, água sanitária e até mesmo sabonetes líquidos. Em ambos os locais, é fundamental que você guarde esses produtos em móveis fora do alcance de crianças.

Especificamente em relação à cozinha, ainda há a questão dos talheres — que também devem estar em locais que os pequenos não consigam acessar.

 

E aí, o que achou das nossas dicas? Agora com certeza ficou mais fácil deixar a casa segura para crianças, certo? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo como este, é só seguir a Macon Empreendimentos no Instagram!