(47) 32482659 | (47) 999751694

O velho sonho da casa própria… Por mais antigo que seja, este continua sendo um objetivo na vida da maioria dos brasileiros. E isso não é à toa; nunca mais precisar pagar aluguel, ter a garantia de sempre ter um teto para morar e aumentar o patrimônio são apenas algumas das vantagens que um imóvel próprio proporciona.

No entanto, não podemos esquecer que há o outro lado: imóveis são caros, e exigem um investimento consideravelmente alto. Neste sentido, é preciso se planejar para comprar um imóvel com mais tranquilidade — garantindo um futuro sem comprometer as finanças.

Foi pensando nisso que a Macon elaborou este texto. Não são todos que têm habilidades de planejamento a longo prazo, e se este for o seu caso, nós estamos aqui para ajudar. Na sequência, você poderá ver 3 dicas de como se planejar para comprar um imóvel e ter um futuro mais tranquilo e seguro.

Quer saber como? É só continuar a leitura abaixo!

 

3 dicas para se planejar para comprar um imóvel

 

1. Poupe uma parcela do seu salário

A primeira e mais óbvia medida para ter mais dinheiro é guardar uma parcela do que se ganha mensalmente. No entanto, deixar para guardar apenas o que sobrar ao final do mês quase nunca é uma boa ideia. Afinal, enquanto temos dinheiro, vamos gastando sem nem perceber direito. No final do mês, é possível que tudo (ou quase) já tenha ido.

A melhor estratégia para conseguir guardar uma parcela é definir o quanto será guardado (tanto em valor bruto quanto em porcentagem, o que você achar melhor) e reservar este valor em uma poupança assim que o salário cair na conta.

No entanto, tome cuidado para não exagerar. Guardar um valor muito alto pode fazer com que seu mês fique apertado demais. No final das contas, o que queremos é poupar sem precisar passar por grandes sufocos, certo?

pagar contas em dia

 

2. Corte gastos desnecessários

Já parou para pensar que muitos dos seus gastos regulares poderiam ser cortados drasticamente? Aquele jantar um pouco mais caro, aquela assinatura de conteúdo digital que você nem utiliza direito e todas aquelas corridas de Uber não são verdadeiramente necessárias, certo?

É certo que, ao cortar tudo isso, você perderá um pouco de conforto — mas são concessões que valem a pena para conquistar a própria casa.

Uma boa dica aqui é utilizar aplicativos de controle de finanças. Eles podem ser vinculados ao seu app de banco e mostrar, por categorias, onde todo o seu dinheiro está sendo gasto. Ter uma visualização assim pode abrir seus olhos e indicar quais são os gastos que podem ser poupados. 

 

3. Pague suas contas em dia

Por fim, uma medida muito simples, mas que nem todos colocam em prática. Sabe aquela conta que você, por qualquer que seja o motivo, acaba pagando com um certo atraso? Tente evitar ao máximo que ele ocorra!

Quando não são pagas em dia, as contas vão ficando mais caras, e você acaba gastando com algo que nem precisava. Por mais que isso possa parecer pouco, é realmente de pouco em pouco que seu dinheiro guardado vai aumentando e, quando menos esperar, você terá conseguido se planejar para comprar um imóvel.

 

E aí, o que achou das dicas? Acha que está pronto para se planejar para comprar um imóvel? Caso esteja procurando por um empreendimento para investir e mudar de vida de uma vez por todas, conheça todas as nossas opções aqui!